Santa Rosa alerta para baixo nível da vazão do Rio Piracicaba

O vereador Jonas Santa Rosa (PT) protocolou hoje (11) requerimento solicitando informações e providências da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a respeito da vazão do Rio Piracicaba. De acordo com o parlamentar, o rio está vinte centímetros abaixo do nível normal e a régua que marca o nível de água registrava 5,8 metros. A constatação foi feita após uma travessia de barco realizada pelo vereador no sábado. O ponto mais problemático é próximo à Estação de Captação de Água Bruta do DAE.

Jonas explica que este é o pior registro de vazão do ano e que o quadro é preocupante, uma vez que o período mais crítico de estiagem acontece apenas no final de agosto e início de setembro. “No sábado, era possível atravessar o rio de uma margem a outra, andando sobre as pedras”, afirma.

Com temperaturas altas durante o dia e baixa umidade relativa do ar, a tendência é que a situação piore nos próximos dias, já que não há previsão de chuvas. Caso a vazão atinja níveis mais baixos, o abastecimento de água da população fica comprometido.

“Se isso acontecer, a alternativa do DAE será solicitar à Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico a abertura das comportas do sistema Cantareira, liberando mais água para compensar o nível baixo do Piracicaba”, completa o vereador.

No requerimento, Jonas questiona quais providências estão sendo tomadas pelo Poder Executivo para comunicar a todos a situação do Rio Piracicaba, bem como se a outorga do Sistema Cantareira está sendo cumprida. Solicita ainda informações sobre a possibilidade de a Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico que faça o balanço das águas, ou seja abrir as comportas do sistema Cantareira liberando mais água para compensar o nível da água para não comprometer o abastecimento publico de Americana.



O requerimento está na pauta da sessão de amanhã (12) da Câmara de Americana para ser apreciado e votado pelos vereadores.

Nenhum comentário: